sexta-feira, 5 de junho de 2009

Carta de Repúdio ao DCE da USP

O Coordenador do DCE da UNIRIO, Tertuliano Soares, enviou carta de répúdio ao DCE da USP. A mensagem, na íntegra:

MENSAGEM DE REPUDIO A INTOLERÂNCIA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DA USP - EAD É INCLUSÃO SOCIAL!!!!

Caros Colegas do DCE DA USP

Sou coordenador do DCE da UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em nossa universidade temos em torno de 5.000 estudantes de EAD espalhados por todo interior do Estado do Rio de Janeiro em dezessete pólos. E pela primeira vez desde a fundação da Universidade do Brasil, o Ensino Superior Público e de Qualidade chega a todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro. Agora não somente os filhos da classe média abastada podem estudar mas também os filhos do interior do Rio de Janeiro, os negros, as mulheres, idosos e pessoas com necessidades especiais podem ser contempladas em seus modos de aprender e diversos contextos economicos e sociais de vida.

É lamentavel que vocês estudantes e lideres estudantis de uma das maiores univeridades brasileiras coloquem em sua pauta de reinvidicações algo tão mesquinho como a não oferta de educação superior aos seus concidadãos do interior do Brasil. Ao lutarem pela USP não ofertar novas vagas em cursos de graduação a distância castram o crescimento da oferta da inclusão e desenvolvimento social ao seu Estado. São participantes de um ardil que nos persegue a gerações que é a manipulação partidaria e casuistica do movimento estudantil. E que neste momento serve apenas para que o movimento estudantil continue assim, indo fazer passeatas dentro do campus universitário, por causas pequenas e sem propositos, invadindo reitorias despropositadamente e fazendo-se um algoz de tantos jovens, chefes de familia, negros e outros que tiveram sua história escolar interrompida por falta de oferta de vagas no ensino superior público.

Vocês do DCE da USP estão na contramão da história e essa memória de lutas será algo lastimável a ser lembrado. Parem, reflitam e passem a conhecer o que estão combatendo. Afinal mais nobre é o reconhecimento do preconceito do que o lançar pedras em inocentes.

Saudações


--
Tertuliano Soares
Coordenador de Ensino DCE UNIRIO

Estudantes da USP fazem manifestação pelo fim da EAD

Estudantes da USP entram em greve e têm , entre outras bandeiras, o fim da EAD.

Reportagem completa em:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1184101-5604,00-ESTUDANTES+DA+USP+ENTRAM+EM+GREVE+CONTRA+PM+NO+CAMPUS+E+CURSO+A+DISTANCIA.html

Num momento em que nós, no Rio de Janeiro, estamos em busca da consolidação de nossos espaços nas Universidades, e o Encontro do dia 11/07 é uma importante iniciativa nesse sentido, o DCE da USP demonstra estar na contramão dos movimentos de inclusão social.

Lamentável!

domingo, 31 de maio de 2009

2º Encontro de Alunos de EAD CEDERJ




Está chegando a hora!!!


Dia 11/07, das 8:00 às 17:30 acontecerá o 2º Encontro de
Alunos de EAD CEDERJ.



Local: UNIRIO (Auditório Vera Janacópulos)

Inscrições abertas em breve!