sexta-feira, 15 de maio de 2009

Afinal de contas, somos alunos DO ou alunos NO CEDERJ?

A princípio, pode parecer um preciosmo de palavras fazer esta pergunta, mas o fato é que essa simples frase pode mascarar um erro de interpretação.

Vamos então aos fatos:

1- O CEDERJ não tem alunos, ele é um consórcio composto pelas Universidades Públicas estaduais e federais com campus no estado do Rio de Janeiro;

2- Portanto, não há sequer um aluno que seja DO CEDERJ;

3- Todos somos alunos ou da UFF, ou da UFRJ, ou da UNIRIO, ou da RURAL, ou da UENF, ou da UERJ;

4- E como estas Universidades estão consorciadas NO CEDERJ, todos somos alunos NO CEDERJ;

5- E essa simples inversão de terminologia pode induzir a erros como, por exemplo, desconsiderarmos que, se somos alunos dos diferentes cursos, das diferentes Universidades e, se estes cursos têm, já constituídos e reconhecidos por lei, uma representação estudantil, que são os Diretórios Acadêmicos e o Diretório Central de Estudantes, temos que focar o nosso interesse e ação nas diferentes Universidades às quais pertencemos, com o objetivo de participarmos das decisões que afetam também a nós, alunos da UFRJ, UFF, UERJ, UNIRIO, RURAL e UENF, na modalidade EAD.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

O perfil do CONCENTRE no orkut já reúne mais de 600 Amigos!!!

Em 22 dias, o perfil do CONCENTRE no orkut já
reúne 604 Amigos: alunos, ex-alunos e
colaboradores, interessados em contribuir para a
construção de um ensino a distância de excelência,
onde os alunos possam viver a sua Universidade
plenamente!!!!
Para nós, que tínhamos nas mãos apenas um sonho,
essa marca é motivo de festa!!!!
Abraços festivos,
Grupo CONCENTRE EAD CEDERJ

terça-feira, 12 de maio de 2009

Por que é tão importante ter um Diretório Acadêmico em cada Pólo?

Os Diretórios Acadêmicos de Pólo, DAPs, são o ponto de referência da organização estudantil em cada Pólo.

O Pólo que tem um DAP constituído, tem alunos organizados em prol de objetivos que trarão melhorias para todos.

Através dos DAPs, os alunos podem:

–se organizar para defender seus interesses no curso;
– eleger representantes de Pólo para participarem das decisões coletivas junto aos colegas de Pólo;
-participar ativamente da escolha dos representantes discentes junto aos Conselhos;
–discutir o currículo acadêmico e as melhorias necessárias para o curso;
–promover atividades esportivas, culturais, científicas e palestras.

Ou seja, o DAP é um importante canal através do qual se promove a interação entre alunos, professores, Universidades e comunidade, em ações tanto políticas, como acadêmico-administrativas.

2º Encontro de Alunos da EAD na UNIRIO já tem data marcada


O 2º Encontro de Alunos da EAD da UNIRIO, será dia 11/07, das 8:00 ÀS 17H, no auditório Vera Janacopulos - Campus da Reitoria.

Em breve, maiores detalhes!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campo Grande - Diretório Acadêmico de Pólo inscreve chapas para eleição

O DAP de Campo Grande está inscrevendo chapas para a sua primeira gestão.

As chapas devem ser compostas por

Presidente;
Vice- presidente;
Secretario;
Sub-secretario;
Tesoureiro;
Sub-tesoureiro e
Secretario de eventos.

Para se inscrever basta enviar e-mail para roberta.veronese@gmail.com com o nome da chapa e propostas!

Abertas vagas na Matemática UNIRIO para a Representação Estudantil

O DASI (Diretório Acadêmico de Sistemas de Informação Tércio Pacitti) está buscando contato com estudantes de matemática para discutir as representações do CCET-UNIRIO nos Conselhos da UNIRIO.

Os interessados devem entrar em contato com o presidente em :
contato@pedromarins.com

Hoje,11/05 às 13:30, nova reunião do CEA

A nova reunião do CEA será hoje, dia 11/05/09 (segunda-feira) , às 13:30 h, na sala da Presidência na Fundação CECIERJ/Consó rcio CEDERJ.

Os assuntos sugeridos para pauta são:

1 – Informes.
2 – Aprovação da ata de 09/03/09.
3 - Operacionalização da mobilidade em disciplinas e entre modalidades
4 – Formação pedagógica das licenciaturas (divisão dos pólos)
6 – Programa para inserção dos alunos em EAD (relato de experiência no curso de Biologia).
7 – Atendimento aos alunos com necessidades especiais
8 - Acesso dos alunos do consórcio às bibliotecas das Universidades.
9 - Assuntos Gerais.

Resumo da Reunião do CEA em 09/03/09

No último dia 9 de março de 2009, aconteceu a mais recente reunião do CEA, tendo a participação da aluna Terezinha Gomes da Costa, como representante do corpo discente. Os assuntos em pauta foram:

1 – Informes

O cronograma da graduação está sendo cumprido apesar de todos os problemas causados pelo desmoronamento e perda de parte das instalações da Fundação CECIERJ;

A Fundação assinou algumas revistas científicas que serão encaminhadas aos Pólos;

Foi encaminhada para o Diário Oficial a deliberação 03, aprovada por este conselho, e que trata de funções e atribuições vinculadas ao CEDERJ;

A Secretaria de Educação do Município está preparando um documento de adequação para encaminhar à UFRJ, para resolução das pendências relativas ao estágio curricular;

O seguro estudantil foi renovado;

2 – Aprovação da ata de 08/12/08

A ata da reunião anterior foi aprovada por unanimidade.

3 – Vagas no 15º Vestibular (2009/2)

A Presidência da Fundação CECIERJ apresentou a proposta de vagas para o próximo vestibular “ justificando as alterações com base nas demandas das prefeituras, dados do MEC no caso das licenciaturas e nas condições de cada pólo e em alguns casos, pronunciamento da Universidade envolvida, como no caso do curso de Pedagogia da UERJ.”

UFF demonstrou interesse em colocar o curso de Computação em Niterói;

UFRJ informou do interesse em oferecer o curso de Química já em 2009-2 em pelo menos um pólo;


Sobre a absorção do pólo UAB de Rio das Ostras pelo CEDERJ, há uma proposta da oferta de cursos não existentes em Macaé: Pedagogia, História e Turismo, o que será avaliado pelo Conselho Superior da Fundação CECIERJ;


Foi solicitado que as Universidades encaminhassem até o “dia 06/04/09 a aprovação do quadro de vagas e a sua posição com relação a destinação dos 20% das vagas para os professores da rede pública”.


4 - Problemas ocorridos na plataforma


Foi detectada uma provável tentativa de invasão da plataforma CEDERJ, em dezembro, por parte de um aluno de Computação da UFF;


Será formada um comissão de sindicância, com representantes das diferentes Universidades, para apurar o caso, servindo seu trabalho como embasamento para que a comissão disciplinar da UFF possa tomar providências;


Devido aos problemas com a entrada da nova plataforma, voltou-se ao uso da antiga. A nova plataforma deve “entrar em funcionamento após um período de testes maior e larga divulgação”;


5- Operacionalização da mobilidade em disciplinas e entre modalidades


Na UNIRIO há regulamentação sobre a mobilidade entre disciplinas, mas não entre modalidades, podendo este modelo do presencial ser analisado pelo CEA para a criação de uma futura nomatização para os alunos da EAD.


6 - Assuntos Gerais

UFRRJ está tomando providências internas para a oferta do curso de Administração Pública (UAB)


UFRRJ demonstrou interesse em fazer chegar até os pólos CEDERJ a oferta de cursos de especialização pela UAB

Sobre o atraso na entrega do material didático, o CEDERJ deu a seguinte explicação: “ocorreram duas situações neste semestre que levaram a este problema:

(1) autorização para a migração de alunos de uma matriz curricular para outra (Pedagogia UNIRIO), quando o primeiro volume do material didático já havia sido produzido. Na medida do possível foi produzido material adicional já no final de janeiro, mas não foi possível atender toda a demanda;

(2) disciplinas novas cujo material não ficou pronto em tempo hábil.”

Mas que “em qualquer situação de falta de material, os diretores de pólos e tutores coordenadores são orientados a informarem as Coordenações de Curso e a Diretoria de Pólos para que possam rapidamente sanar o problema.

Será feita, a partir de agora, uma solicitação junto aos coordenadores de curso com uma antecedência maior e comunicação imediata à Fundação CECIERJ sobre as mudanças deste tipo”.

domingo, 10 de maio de 2009

CEA x CU


Representação estudantil nos CUs


Representação estudantil no CEA


A participação dos alunos da EAD nos órgãos decisores: o Conselho Universitário e o Conselho de Estratégia Acadêmica

Toda Universidade possui um Conselho Universitário, órgão com poderes de criar normas de caráter soberano. Os estudantes têm assento nos CUs e participam de suas decisões através dos representantes escolhidos para os diversos Diretórios Acadêmicos (DAs) dos Cursos, bem como para o Diretório Central de Estudantes (DCE).
No Rio de Janeiro, vinculado ao Consórcio CEDERJ, surgiu também a figura do CEA, Conselho de Estratégia Acadêmica, criado para o acompanhamento das atividades de ensino no CEDERJ, e que tem função consultiva e deliberativa, e é composto, de acordo com o artigo 80 do estatuto do CEDERJ, pelas seguintes pessoas:
I. O Presidente da Fundação CECIERJ, seu presidente;

II. os Pró-Reitores de Graduação das Instituições Públicas de Educação Superior Consorciadas;

III. 1 (um) membro responsável por Educação a Distância de cada uma das Instituições Públicas de Educação Superior Consorciadas;

IV. o Vice-Presidente de Educação Superior a Distância da Fundação CECIERJ;

V. 1 (um) representante dos Coordenadores de curso de graduação;

VI. 2 (dois) representantes do corpo discente (NÓS, ALUNOS); e

VII. 1 (um) representante dos técnicos administrativos.
Dessa maneira, podemos destacar que:
1- As decisões tomadas pelos CUs são soberadas e não podem ser questionadas pelo CEA;
2- As decisões do CEA, que esbarram na autonomia de cada Universidade, são encaminhadas para os CUs, que decidem sobre elas, podendo aceitar, ou não o que foi decidido pelo CEA. Caso haja uma negativa, ao CEA resta acatar a decisão soberana dos CUs;
3- Os alunos da EAD já conquistaram o direito de falar e votar nas reuniões do CEA, com 2 (dois) representantes;
4- Mas, justamente no espaço onde são tomadas as decisões mais importantes, nos CUs, onde se votam normas com caráter soberano, ou seja, que só podem ser modificadas pelo próprio CU, os alunos da EAD ainda não têm assento, porque não participam ativamente dos DAs e DCEs de suas Universidades.
Uma das metas do CONCENTRE é justamente a de ocupar esses espaços.

O que é o CEDERJ? O que é a Fundação CECIERJ?

O CEDERJ (Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é resultado de um convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), para a realização de cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, pela modalidade a distância, e de acordo com os mesmos padrões de qualidade acadêmica dos cursos presenciais.

Os objetivos do CEDERJ, definidos em estatuto, são:

" I –oferecer educação superior gratuita e de qualidade, na modalidade a distância, para o conjunto da sociedade fluminense;


II – a divulgação científica para o conjunto da sociedade fluminense;


III – a formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior; e


IV – promover a expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado, através de cursos de extensão, graduação e pós – graduação, atividades curriculares e extra- curriculares, presenciais ou à distância."

A Fundação CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), foi criada pela lei estadual número 103, de 18/03/2002 e sua função primordial é a de viabilizar a realização dos objetivos do consórcio CEDERJ. Para alcançar estes objetivos, a Fundação CECIERJ se propõe, segundo seu regimento interno, a:

I. Administrar as ações executivas na organização da estrutura acadêmico-administrativa do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, visando o oferecimento de educação superior gratuita e de qualidade, na modalidade a distância, para:


a. o conjunto de egressos do ensino médio;


b. a formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior;


c. o ensino de pós-graduação.


II. promover a divulgação científica para a sociedade;


III. oferecer o pré-vestibular social à população economicamente carente e viabilizar a expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado, através de cursos de extensão, graduação e pós – graduação, atividades curriculares e extra - curriculares, presenciais ou à distância.