sexta-feira, 15 de maio de 2009
Afinal de contas, somos alunos DO ou alunos NO CEDERJ?
quarta-feira, 13 de maio de 2009
O perfil do CONCENTRE no orkut já reúne mais de 600 Amigos!!!
terça-feira, 12 de maio de 2009
Por que é tão importante ter um Diretório Acadêmico em cada Pólo?
O Pólo que tem um DAP constituído, tem alunos organizados em prol de objetivos que trarão melhorias para todos.
Através dos DAPs, os alunos podem:
–se organizar para defender seus interesses no curso;
– eleger representantes de Pólo para participarem das decisões coletivas junto aos colegas de Pólo;
-participar ativamente da escolha dos representantes discentes junto aos Conselhos;
–discutir o currículo acadêmico e as melhorias necessárias para o curso;
–promover atividades esportivas, culturais, científicas e palestras.
Ou seja, o DAP é um importante canal através do qual se promove a interação entre alunos, professores, Universidades e comunidade, em ações tanto políticas, como acadêmico-administrativas.
2º Encontro de Alunos da EAD na UNIRIO já tem data marcada
Em breve, maiores detalhes!
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Campo Grande - Diretório Acadêmico de Pólo inscreve chapas para eleição
As chapas devem ser compostas por
Presidente;
Vice- presidente;
Secretario;
Sub-secretario;
Tesoureiro;
Sub-tesoureiro e
Secretario de eventos.
Para se inscrever basta enviar e-mail para roberta.veronese@gmail.com com o nome da chapa e propostas!
Abertas vagas na Matemática UNIRIO para a Representação Estudantil
Os interessados devem entrar em contato com o presidente em :
contato@pedromarins.com
Hoje,11/05 às 13:30, nova reunião do CEA
A nova reunião do CEA será hoje, dia 11/05/09 (segunda-feira) , às 13:30 h, na sala da Presidência na Fundação CECIERJ/Consó rcio CEDERJ.
Os assuntos sugeridos para pauta são:
1 – Informes.
2 – Aprovação da ata de 09/03/09.
3 - Operacionalização da mobilidade em disciplinas e entre modalidades
4 – Formação pedagógica das licenciaturas (divisão dos pólos)
6 – Programa para inserção dos alunos em EAD (relato de experiência no curso de Biologia).
7 – Atendimento aos alunos com necessidades especiais
8 - Acesso dos alunos do consórcio às bibliotecas das Universidades.
9 - Assuntos Gerais.
Resumo da Reunião do CEA em 09/03/09
1 – Informes
O cronograma da graduação está sendo cumprido apesar de todos os problemas causados pelo desmoronamento e perda de parte das instalações da Fundação CECIERJ;
A Fundação assinou algumas revistas científicas que serão encaminhadas aos Pólos;
Foi encaminhada para o Diário Oficial a deliberação 03, aprovada por este conselho, e que trata de funções e atribuições vinculadas ao CEDERJ;
A Secretaria de Educação do Município está preparando um documento de adequação para encaminhar à UFRJ, para resolução das pendências relativas ao estágio curricular;
O seguro estudantil foi renovado;
2 – Aprovação da ata de 08/12/08
A ata da reunião anterior foi aprovada por unanimidade.
3 – Vagas no 15º Vestibular (2009/2)
A Presidência da Fundação CECIERJ apresentou a proposta de vagas para o próximo vestibular “ justificando as alterações com base nas demandas das prefeituras, dados do MEC no caso das licenciaturas e nas condições de cada pólo e em alguns casos, pronunciamento da Universidade envolvida, como no caso do curso de Pedagogia da UERJ.”
UFF demonstrou interesse em colocar o curso de Computação em Niterói;
UFRJ informou do interesse em oferecer o curso de Química já em 2009-2 em pelo menos um pólo;
Sobre a absorção do pólo UAB de Rio das Ostras pelo CEDERJ, há uma proposta da oferta de cursos não existentes em Macaé: Pedagogia, História e Turismo, o que será avaliado pelo Conselho Superior da Fundação CECIERJ;
Foi solicitado que as Universidades encaminhassem até o “dia 06/04/09 a aprovação do quadro de vagas e a sua posição com relação a destinação dos 20% das vagas para os professores da rede pública”.
4 - Problemas ocorridos na plataforma
Foi detectada uma provável tentativa de invasão da plataforma CEDERJ, em dezembro, por parte de um aluno de Computação da UFF;
Será formada um comissão de sindicância, com representantes das diferentes Universidades, para apurar o caso, servindo seu trabalho como embasamento para que a comissão disciplinar da UFF possa tomar providências;
Devido aos problemas com a entrada da nova plataforma, voltou-se ao uso da antiga. A nova plataforma deve “entrar em funcionamento após um período de testes maior e larga divulgação”;
5- Operacionalização da mobilidade em disciplinas e entre modalidades
Na UNIRIO há regulamentação sobre a mobilidade entre disciplinas, mas não entre modalidades, podendo este modelo do presencial ser analisado pelo CEA para a criação de uma futura nomatização para os alunos da EAD.
6 - Assuntos Gerais
UFRRJ está tomando providências internas para a oferta do curso de Administração Pública (UAB)
UFRRJ demonstrou interesse em fazer chegar até os pólos CEDERJ a oferta de cursos de especialização pela UAB
Sobre o atraso na entrega do material didático, o CEDERJ deu a seguinte explicação: “ocorreram duas situações neste semestre que levaram a este problema:
(1) autorização para a migração de alunos de uma matriz curricular para outra (Pedagogia UNIRIO), quando o primeiro volume do material didático já havia sido produzido. Na medida do possível foi produzido material adicional já no final de janeiro, mas não foi possível atender toda a demanda;
(2) disciplinas novas cujo material não ficou pronto em tempo hábil.”
Mas que “em qualquer situação de falta de material, os diretores de pólos e tutores coordenadores são orientados a informarem as Coordenações de Curso e a Diretoria de Pólos para que possam rapidamente sanar o problema.
Será feita, a partir de agora, uma solicitação junto aos coordenadores de curso com uma antecedência maior e comunicação imediata à Fundação CECIERJ sobre as mudanças deste tipo”.
domingo, 10 de maio de 2009
A participação dos alunos da EAD nos órgãos decisores: o Conselho Universitário e o Conselho de Estratégia Acadêmica
II. os Pró-Reitores de Graduação das Instituições Públicas de Educação Superior Consorciadas;
III. 1 (um) membro responsável por Educação a Distância de cada uma das Instituições Públicas de Educação Superior Consorciadas;
IV. o Vice-Presidente de Educação Superior a Distância da Fundação CECIERJ;
V. 1 (um) representante dos Coordenadores de curso de graduação;
VI. 2 (dois) representantes do corpo discente (NÓS, ALUNOS); e
VII. 1 (um) representante dos técnicos administrativos.
O que é o CEDERJ? O que é a Fundação CECIERJ?
O CEDERJ (Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) é resultado de um convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), para a realização de cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação, pela modalidade a distância, e de acordo com os mesmos padrões de qualidade acadêmica dos cursos presenciais.
Os objetivos do CEDERJ, definidos em estatuto, são:
" I –oferecer educação superior gratuita e de qualidade, na modalidade a distância, para o conjunto da sociedade fluminense;
II – a divulgação científica para o conjunto da sociedade fluminense;
III – a formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior; e
IV – promover a expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado, através de cursos de extensão, graduação e pós – graduação, atividades curriculares e extra- curriculares, presenciais ou à distância."
A Fundação CECIERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), foi criada pela lei estadual número 103, de 18/03/2002 e sua função primordial é a de viabilizar a realização dos objetivos do consórcio CEDERJ. Para alcançar estes objetivos, a Fundação CECIERJ se propõe, segundo seu regimento interno, a:
I. Administrar as ações executivas na organização da estrutura acadêmico-administrativa do Consórcio Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, visando o oferecimento de educação superior gratuita e de qualidade, na modalidade a distância, para:
a. o conjunto de egressos do ensino médio;
b. a formação continuada de professores do ensino fundamental, médio e superior;
c. o ensino de pós-graduação.
II. promover a divulgação científica para a sociedade;
III. oferecer o pré-vestibular social à população economicamente carente e viabilizar a expansão e interiorização do ensino gratuito e de qualidade no Estado, através de cursos de extensão, graduação e pós – graduação, atividades curriculares e extra - curriculares, presenciais ou à distância.