sexta-feira, 8 de maio de 2009

A origem do CONCENTRE

O movimento CONCENTRE surgiu, primeiro, da constatação de que os alunos matriculados nas diversas universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro, na modalidade a distância, em cursos viabilizados através do Consórcio CEDERJ, não possuem uma representação efetiva de seus interesses junto à Fundação CECIERJ, que administra toda a infra-estrutura acadêmica e sua logística, não tendo também representação junto aos seus Pólos e Universidades, uma vez que são raros os diretórios acadêmicos ou centros acadêmicos locais.

Um segundo ponto observado, é que se faz necessária uma organização que promova a integração institucional dos alunos às universidades, nos programas de pós-graduação e com o mercado de trabalho.

A complexidade do CEDERJ é grande, pois em cada Pólo acontecem diferentes cursos de graduação, com diferentes instituições de ensino, e estas, por sua vez, possuem regimentos internos diferentes e particularidades relevantes.


Em paralelo a isto, a realização de provas e aquisição de material de estudo é feita nos Pólos Regionais, que se constituem ponto de convergência entre todos os alunos de modalidade EAD do Rio de Janeiro, dentro do CEDERJ.

2 comentários:

  1. Olá pessoal! Acho muito esclarecedor termos este espaço. Contem comigo no que estiver a meu alcance!

    ResponderExcluir
  2. Jenny, Jenny,
    Seja bem vinda a mais um espaço que é de todos nós!

    ResponderExcluir