sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ELEIÇÕES NA UNIRIO - AVALIAÇÕES E CENÁRIOS

Minha Gente

Quero comunicar a vocês que a Chapa 2 “ Novo Enredo” cujo grupo político trabalha junto pelos direitos dos alunos de EaD há 4 anos dentro da UNIRIO perdeu as eleições por 19 votos. O placar foi Chapa 1 871 votos e Chapa 2 – Novo Enredo - 1851 votos

Mais além do resultado da eleição está a preocupação com o novo cenário que se instaura na UNIRIO: um DCE partidarizado pelo PSOL e PSTU. E quando falamos em cenários precisamos olhar para o passado para lançar luzes sobre o futuro. Observem:

Estudo de Caso: UERJ

1º Fato: Em 2007 quando aluno de pedagogia no pólo de Petrópolis construímos uma chapa para concorrer as eleições no DA de Pedagogia da UERJ (primeira vez na história que alunos de EAD fizeram e participaram de uma composição de chapa). Naquela oportunidade o PSTU dominante na chapa adversária aplicou a mesma tática e impediu a eleição nos pólos. Perdemos por 33 votos. Somente o pólo Maracanã votou. O que aconteceu em seguida? A chapa vencedora liderada pelo PSTU encaminhou uma agenda para o Colegiado de Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação propondo a revisão do programa de EAD e o fim do curso como a saída da UERJ do consórcio. Dessa discussão desdobrou a derrota da Diretoria da Faculdade de Educação que era a favor da EAD. Assim quando assumiu a nova direçõa que apoiada pela chapa vencedora (PSTU) promoveu uma agenda de desmantelamento da EaD e inclusive a saída do pólo Maracanã da UERJ. Muita coisa não aconteceu da agenda proposta, pois o grupo de professores de EaD da UERJ enfrentou a situação. E o que aconteceu para o aluno no pólo? TUDO PIOROU OU CONTINUOU NA MESMA.

2º Fato: Após a vitória no Diretório Acadêmico o movimento foi deflagrado no DCE que pediu nas eleições a reitoria que os alunos de EaD NÃO VOTASSEM PARA A REITORIA. O que de fato aconteceu levando-me na época a entrar com uma ação com pedido de liminar.

Estudo de Caso: UNIRIO

1º Fato: Em nome do dialogo e da convivência com vistas ao enfrentamento do preconceito por dois anos consecutivos compomos chapas para o DCE e fomos gestão com pessoas da atual gestão do DCE. Não houve progressos na agenda do DCE em relação aos alunos apenas discussões que nada progrediram em termos práticos na vida do aluno no pólo. Porém os alunos passaram a votar e serem votados no DCE.

Na primeira eleição em 2007 tivemos alunos de EaD na chapa mas nenhum aluno de EaD votou.

Na segunda eleição de 2008 tivemos alunos de EaD na chapa de 200 votos de alunos de EaD nos pólos de Pirai, Volta Redonda, Petrópolis, Três Rios e Niteroi.

Na terceira eleição de 2009 tivemos alunos de EaD mas perdemos a eleição no entando tivemos 180 votos de alunos de EaD na urnas de Três Rios, Pirai e Volta Redonda.

Na quarta eleição de 2010 , esta eleição, onde o PSTU com o PSOL articularam a chapa 1 (VENCEDORA) a participação dos alunos de EaD nos pólos pelo veto a ida das urnas aos pólos. NÃO TIVEMOS NENHUM VOTO DE EaD nas urnas.

2º Fato a acontecer: O movimento eleito vai preparar o caminho para que os alunos de EaD não votem para reitoria.

CONCLUSÕES

O cenário futuro é o seguinte: o DCE da UNIRIO nada fará pelos alunos de EaD da UNIRIO, a vida acadêmica continuará a mesma nos pólos de EaD, não haverá ampliação da assistência estudantil, da pesquisa e da extensão. A vida plena da academia ainda será vivida por muito poucos alunos de EaD. A rotina será sempre ADs e APs. com todos os problemas que estão no cenário como o fim da tutoria presencial.

O aspecto mais grave é um movimento contrario a EaD visando seu desmantelamento e completa segregação frente ao exercício da cidadania na questão crucial da eleição a reitoria e diretoria de centro. VOCÊS NÃO ESCOLHERÃO O DESTINO DA EaD NA UNIRIO e vai acontecer o mesmo que houve na UERJ.

A INICIATIVA A TOMAR

CONCENTRAÇÃO JÁ! Nosso movimento tem que tomar corpo e se fazer presente na UNIRIO e em todas as universidades consorciadas.

Tá na hora de uma nova diretoria e da indicação de novos representantes para o CONCENTRE de maneira que haja uma agenda formal para criação de DAPs em todos os pólos no primeiro semestre de 2011.

E mobilizar imediatamente os alunos de EaD de cada universidade aqui representada a por um fim nesse segregação pela convocação de Assembleia Geral em cada universidade para criação formal do DCE em termos formais e legais, com registro estatutário e com toda a legislação a ser obedecida com a inclusão do alunado de EaD. Dessa maneira iremos blindar o DCE a segregação dos alunos de EaD e lutar contra o aparelhamento partidário. Se mobilizados somos mais fortes e devemos compor com nossos amigos do presencial para findar com o preconceito.

E termino esse informativo com as palavras do personagem Capitão Nascimento do Tropa de Elite 2

“VIVE EM PAZ QUEM APRENDE A LUTAR”

Eu vou para luta. Não aceito mais o que esta sendo posto e os próximos 3 anos da minha vida política dentro da UNIRIO como aluno de direito serão dedicados a meta de garantir aos alunos de EaD e quaisquer aluno universitário sua plenitude direitos. Unam-se e vamos juntos contra o preconceito e pela vivência plena de um curso de graduação.

Abraços.

2 comentários:

  1. Fala!!
    Fiz um Blog para os candidatos à Administração Pública Paracambi CEDERJ 2011 com a classificação parcial de acordo com as notas da prova objetiva
    http://admparacambi.blogspot.com/
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Faço pedagogia da uerj ,no polo de belford roxo ,tenho muitas dúvidas sobre a entrega dos diploma é verdade que ele vem especificando EAD, na parte superior , e existe mesmo discriminação , na hora de conseguir uma vaga no mercado de trabalho, por ser uma faculdade a distancia e não presencial ?

    ResponderExcluir