terça-feira, 12 de maio de 2009

Por que é tão importante ter um Diretório Acadêmico em cada Pólo?

Os Diretórios Acadêmicos de Pólo, DAPs, são o ponto de referência da organização estudantil em cada Pólo.

O Pólo que tem um DAP constituído, tem alunos organizados em prol de objetivos que trarão melhorias para todos.

Através dos DAPs, os alunos podem:

–se organizar para defender seus interesses no curso;
– eleger representantes de Pólo para participarem das decisões coletivas junto aos colegas de Pólo;
-participar ativamente da escolha dos representantes discentes junto aos Conselhos;
–discutir o currículo acadêmico e as melhorias necessárias para o curso;
–promover atividades esportivas, culturais, científicas e palestras.

Ou seja, o DAP é um importante canal através do qual se promove a interação entre alunos, professores, Universidades e comunidade, em ações tanto políticas, como acadêmico-administrativas.

4 comentários:

  1. Claro que é importante. Além dos problemas comuns a todos os pólos, como a grande falta de material, cada pólo possuis suas especificidades, como problemas com turores, espaço físico, entre outros problemas e possibilidades de crescimento.
    Sugestão: por que os DAPs não promovem atividades visando arrecadar fundos para palestrar e seminários pedagógicos? Como seminários internacionais de educação infantil entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabrício!
    Estamos dando o primeiro passo, que é o de informar e conscientizar os alunos sobre como tudo isso é importante e pode melhorar as nossas vidas. O segundo passo é partir para a ação, que montar os DAPs por Pólo, eleger representantes para o CEA, participar dos DAs e DCEs, votar a instituição do CONCENTRE como entidade, etc. Quem sabe você não se anima e começa as discussões em seu Pólo?

    ResponderExcluir
  3. Também pensei que seria muito interessante e importante um Diretorio Academico em meu pólo mas o que está acontecendo lá é uma verdadeira guerra de egos, onde os que deveriam ser representantes dos alunos estão querendo ter autoridade,sempensar em todos igualmente mas pensando em aparecer, ser estrela, acho que um grupo nomeado e escolhido pelos alunos deveria procurar saber o que estes que os colocaram lá querem e precisam,desde as eleiçoes muita coisa aconteceu e nós alunos nem sequer sabemos se o diretorio ainda existe.Eu votei em uma chapa que tinham certos membros e essa semana fiquei sabendo que já trocaram a maioria dos membros sem que isso nos fosse comunicado, não que o Diretório devesse satisfação, mas uma informação não seria o correto?No meu pólo, "alguns" não todos os membros do diretorio, querem apenas serem conhecidos como "membro do diretório",sobre realizar atividades visando arrecadar fundos ou não, ele apenas querem atividades que beneficiem os que já estão terminando o curso e precisam de horas de atividades, mas e nós que ainda estamos começando, não merecemos atenção?Posso estar parecendo uma louca reclamando, mas sou uma das poucas que tiveram coragem de reclamar com nosso coordenador e acabei sendo apedrejada por querer um Diretório ACADEMICO e não PANELEMICO...queria muito que meu pólo realizasse um evento grandioso que permitisse a todos os alunos participarem como vcs estão fazendo, aqui só a PANELA pode participar e quando vamos procurar saber, a resposta é sempre a mesma "NÃO TEM MAIS VAGA",não acreditam?vou indicar este blog pra mais amigos e eles dirão se o que acabei de escrever é mentira.Parabéns pelo blog...vou sempre dar uma passadinha aqui...

    ResponderExcluir
  4. OI. Gostaria de saber como fazer para criar um DAP no polo em que estou(Nova Iguaçu), pois acho que lá não tem. Se tem ainda não fomos informados.

    ResponderExcluir